Sites de Museus e Arquivos

A discussão sobre o perfil de conteúdo de nossos protótipos de arquivos, com ênfase em metodologias ágeis e estratégias contra-hegemônicas de arquivamento, remete pensar de forma articulada a programação com os requisitos de acessibilidade e circulação do projeto. Com base nas análises, feitas pela equipe do nosso projeto, de sites de museus e arquivos, fica claro que nosso projeto deve privilegiar em suas interfaces:

  • Arquiteturas da informação que facilitem a navegação e a visão contextual das obras
  • Design que traduza o perfil e a atuação do site
  • Buscas cruzadas, com filtros, e abertas para informações externas
  • Acessibilidade, contemplando públicos com deficiências visuais e auditivas
  • Imagens com boa qualidade de resolução
  • Conteúdos audiovisuais dos acervos (e não apenas deeventos)

Sites analisados pela equipe e respectivos diagnósticos [1]

MAC-USP (por Heloisa Espada):

O site do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC-USP) é uma plataforma institucional que oferece acesso ao acervo digital e a publicações relacionadas ao museu. No entanto, o site enfrenta desafios em seu design e arquitetura de informação, tornando a navegação complexa. Apesar disso, ele fornece informações sobre exposições e conteúdo digitalizado que podem ser relevantes para pesquisadores.

Relevância:

Embora sua arquitetura de informação e design possam ser melhorados, o site é importante para este Projeto Temático, pois fornece informações valiosas sobre o acervo do MAC USP, que é relevante para a pesquisa e o desenvolvimento das investigações em curso.

MAC-USP (Por Ana Magalhães):

O site do MAC-USP é reconhecido por seu extenso acervo e disponibilidade de obras digitalizadas em formato PDF. No entanto, enfrenta desafios significativos em termos de arquitetura de informação, dificultando a localização de conteúdo. Melhorias no design e na organização do site podem melhorar a experiência do usuário. 

Relevância:

O site do MAC USP, apesar de seus desafios em termos de arquitetura de informação, é significativo para o Projeto Temático devido ao seu extenso acervo digital e à disponibilidade de obras digitalizadas em PDF. A pesquisa sobre o site revela a importância de melhorar sua organização e design para tornar os conteúdos mais acessíveis aos usuários.

Itaú Cultural (Por Paula Perissinotto):

O site do Itaú Cultural se destaca por seu acervo digital diversificado, que abrange várias áreas culturais. Oferece uma busca cruzada eficaz e links externos que enriquecem a pesquisa. No entanto, o design do site, embora funcional, poderia ser mais esteticamente atraente. A gestão editorial e o acesso remoto são pontos positivos, facilitando a pesquisa flexível.

Relevância:

O site do Itaú Cultural é relevante para o Projeto Temático devido ao seu acervo digital diversificado, que abrange várias áreas culturais. Sua busca cruzada eficaz e links externos enriquecem a pesquisa. O site pode desempenhar um papel importante na pesquisa e desenvolvimento do projeto, especialmente se a gestão editorial e os aspectos estéticos forem aprimorados.

Sarjeant Gallery (Por Renata Perim):

O site da Sarjeant Gallery, museu neozelandes, oferece um mecanismo de busca eficiente, permitindo aos usuários explorar o acervo de forma detalhada, haja vista que o museu não está aberto ao público devido à construção de uma nova galeria.

Relevância:

O site da Sarjeant Gallery é importante para o Projeto Temático devido à sua arquitetura de informação bem planejada e design organizado. Ele oferece um mecanismo de busca eficiente, permitindo que os usuários explorem o acervo de 8.000 peças detalhadamente.

Associação Cultural Videobrasil (Por Priscila Arantes):

O site da Associação Cultural Videobrasil abriga um vasto acervo de videoarte contemporânea. Não oferece recursos educativos nem informações detalhadas sobre o acervo. O design do site não se alinha ao conteúdo, o que pode afetar a experiência do usuário. 

Relevância:

Apesar dos desafios enfrentados pelo site da Associação Cultural Videobrasil, como imagens de baixa resolução, ele é relevante para o Projeto Temático devido por permitir buscas cruzadas em seu acervo.

Design Museum Holon (Por Milena Szafir):

O site do Design Museum Holon se destaca por seu design criativo e vocabulário próprio. Oferece recursos de acessibilidade e uma arquitetura de informação lógica. A busca é eficiente, mas requer conhecimento prévio dos conteúdos. O acesso a imagens em alta resolução é um ponto forte, apesar de não permitir download dos conteúdos. O site promove uma conexão entre público e acervo através de recursos imersivos.

Relevância:

O site do Design Museum Holon é importante para o Projeto Temático devido ao seu design criativo e acessibilidade. Oferece uma busca eficaz e recursos de pesquisa notáveis, conectando conteúdos do acervo a temas da história da arte. A capacidade de mobilizar diferentes públicos e proporcionar uma experiência imersiva o torna valioso para a pesquisa e desenvolvimento do projeto.

Le Galerie degli Uffizi (Por Giselle Beiguelman):

O site das Galerias Uffizi se destaca por seu design criativo e acessibilidade. Oferece uma busca eficaz e recursos de pesquisa notáveis, conectando conteúdos do acervo a temas da história da arte.

Relevância:

O site mobiliza diversos públicos, proporcionando uma experiência imersiva com vistas virtuais em vídeo e um vasto arquivo digital. Sua busca eficaz e recursos de pesquisa conectam conteúdos do acervo a temas da história da arte. 

[1] Textos redigidos pelo ChatGPT, editados por Giselle Beiguelman, com base nos formulários do Workshop Interfaces Possíveis, realizado no dia 29 de agosto de 2023, com a presença de: Ana Magalhães, Bruno Moreschi, Dalton Martins, Eduardo Costa, Heloisa Espada, Paula Perissinotto, Priscila Arantes e Renata Perim .