Interfaces de acesso aos vídeos de 8 de janeiro

Desenvolvemos uma interface de acesso às 500h de vídeos de 8 de janeiro no Palácio do Planalto. Essas imagens são provenientes das 33 câmeras de vigilância e foram disponibilizadas pelo GSI por ordem do Supremo Tribunal Federal. A programação é do pesquisador Thiago Hersan, bolsista TT4A de nosso Projeto Temático. Todos os códigos de programação estão disponíveis no nosso GitHub em formato aberto. O processo de desenvolvimento e treinamento de nossas IAs está comentado neste post.

A interface permite:

Navegação por horário:

Aqui você navega em todos os vídeos a partir de um horário. Isso possibilita obter uma visão de conjunto da movimentação dos golpistas no Palácio ao longo do dia 8 de janeiro. Basta clicar em qualquer imagem para assistir o vídeo correspondente.

Navegação pelos espaços:

Aqui você navega pelos diferentes espaços registrados pelas câmeras do Palácio do Planalto. Isso permite compreender as dinâmicas de ocupação durante a invasão dos golpistas ao longo do dia. Clique em qualquer imagem para assistir o vídeo correspondente.

Navegação por objeto:

Aqui você navega por elementos arquitetônicos, como janelas e colunas, e marcadores que se sobressaíram em nossas análises, como o uso da bandeira nacional e de extintores de incêndio, pelos golpistas. A ideia é expandir esses recursos de busca de imagem pela imagem para outros acervos, permitindo pesquisas mais ágeis e mais complexas no campo da arquitetura e do design.

Sobre as “câmeras indisponíveis”:

Durante a navegação aparecerão indicações de câmeras indisponíveis. Isso acontece porque a câmera em questão não estava ligada em um determinado horário ou porque foram quebradas pelos golpistas ao longo do dia. Abaixo você confere a dinâmica de funcionamento das câmeras.